Para conseguir viabilizar esse projeto combatemos o nosso combate, sem perder a nossa fé. Foi o que disse o prefeito João Cury Neto, na cerimônia de inauguração do prédio próprio da Escola Municipal de Educação Especial Professora Nair Peres Sartori, ocorrida na manhã desta sexta-feira, na Rua Dr. João Queiroz Reis, 420, na Vila São Judas Tadeu, no mesmo quarteirão da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Observou o prefeito que o novo espaço proporcionará a realização de práticas esportivas, oficinas, projetos e atividades pedagógicas com os alunos, familiares e funcionários, como a informática, música, artes, lego, brinquedoteca, integração sensorial entre outros.
Embora tenhamos encontrado algumas dificuldades para a aprovação desse projeto conseguimos transpor as barreiras e as crianças e adolescentes portadoras de alguma deficiência terão um lugar só delas. Temos uma assessoria de Inclusão Social que é administrado pelo Paulo Malagute, que funciona no gabinete do prefeito e nenhum projeto é aprovado sem antes passar por esta assessoria, frisa João Cury, bastante emocionado com a inauguração.
Prosseguindo seu discurso o chefe do Executivo enfatizou que o Poder Público tem sim que olhar diferente para as pessoas especiais e dar a elas todas as condições para ter uma qualidade de vida melhor. Estamos derrubando o contexto de que o privado é melhor do que o público e não vamos parar por aqui. Nosso próximo combate será com relação ao transporte coletivo para pessoas especiais e isso não é promessa, é compromisso, disse Cury.
O secretário de Educação Narcizo Minetto Júnior foi enfático ao se pronunciar sobre o projeto, lembrando que quando o prédio foi adquirido para alojar a escola, houve manifestação contrária na Câmara Municipal pela ala oposicionista. Essa é nossa resposta! Não vou parar de lutar por esta Educação que acredito. Inaugurar escolas como estas para portadores de necessidades especiais é uma obrigação que nós temos. Por isso, minha satisfação em inaugurar essa unidade é muito grande. Hoje, realmente, é um dia muito especial, disse Minetto.
Entre outras personalidades, também fizeram uso da palavra, o diretor regional de Ensino Valdir Paixão; o assessor de Inclusão Social, Paulo Malagute e o presidente da Câmara Municipal, André Rogério Barbosa, o Curumim.
Diretora da unidade, Vera Lúcia Giacóia, salientou que as atuais instalações limitavam o desenvolvimento de algumas propostas pedagógicas em decorrência das inadequações do espaço físico. Este novo espaço traz novas possibilidades de atendimento aos alunos, alimenta a esperança e coloca novos desafios aos educadores, destaca a diretora.
Vera Giacóia explica que a unidade irá oferecer atendimento especializado a crianças e adolescentes de 4 a 18 anos com atraso no desenvolvimento cognitivo, associado ou não, a comprometimentos motores, emocionais e sensoriais. A instituição divide-se em setor educacional e clínico, ressalta. Contaremos com 14 professores, uma coordenadora, um diretora, um terapeuta ocupacional, uma fisioterapeuta, uma fonoaudióloga, cinco auxiliares de serviços gerais, um auxiliar de escritório, uma atendente de creche e três estagiárias, enumera a diretora.
Foto: Quico Cuter
Compartilhe esta notícia